domingo, 6 de dezembro de 2009

Passeando pela diversidade

O convite veio da vizinha francesa que participaria da exposição coletiva. Laurence Grave começou a pintar recentemente, há menos de um ano, e já está na sua quarta mostra. O lugar fica aqui mesmo em Neukölln e é uma fábrica de cerveja desativada, num prédio enorme com uma acústica incrível, mas também por isso muito frio. Eu já sabia que minha amiga brasileira Debora Saraiva ia toca cajón com uma cantora ban-ban-ban do Rio, Mônica Besser. Então fui preparada pra ouvir boa música.
A exposição coletiva contava com artistas do mundo todo, numa mistura no mínimo interessante. Eu gosto de apreciar e geralmente não sou muito crítica. Mas o trabalho da italiana Silvia Maccariello me cativou. Era uma instalação. Ela pintou em pacotes (tipo saquinhos de pão, mas enormes). Em um deles a frase colorida entre coqueiros: "Greetings from Guantanamo!" As figuras humanas me lembraram os desenhos de Keith Haring e em cada um dos pacotes frases em latin, inglês e italiano de um escritor do século XVI. No entanto as idéias sobre pobreza e opressão me soaram atualíssimas. Gosto mesmo quando a arte me provoca assim.

Bebi Beck´s em temperatura ambiente. Falava-se mais inglês do que alemão. Conheci dois novos brasileiros, um cara de Curitiba e uma garota de Campo Grande. A noite rolou solta e descontraída. Mas o melhor ficou pro final: a voz e a poesia de Mônica Besser, simplesmente linda!
Berlin é efervescente culturalmente. Há programas pra todos os gostos e bolsos. O que me impressionou ali foi a diversidade de tipos humanos. Gente jovem, casais de idosos, cadeirantes; homens elegantes e mulheres bem vestidas convivendo com moçada descontraída e despreocupada com o visual; mães com os bebês nos carrinhos e gente até com cachorros! Minha noite fria de sábado foi um verdadeiro passeio pela diversidade... e regado à muita música boa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário