domingo, 20 de dezembro de 2009

Lateinamerikanischen Weihnachtsabend

A princípio sair de casa num sábado à noite quando a previsão era de menos 13 graus, já era caso de se pensar. Mas eu precisava conhecer o trabalho do Werner. Era uma festa de Natal com uma temática especial: a América Latina. Serviram Cuba Libre, Tequila, mas também vinho e cerveja. As salas estavam todas decoradas com coqueiros artificiais, toalhas de mesa e chapéus mexicanos, papagaios de papel e instrumentos musicais típicos. Noite de festa mas também de filmes. A festa foi na sede da produtora de filmes Studio Mitte e foram exibidos 2 documentários sobre a AL produzidos pela Deutsch Welle e o novíssimo filme do meu amigo recente Werner Schumann, "O coro". Nas paredes da sala principal, os organizadores colocaram fotos em preto e branco de alguns presidentes latino americamos portando gorrinho de papai Noel coloridos.
A Deutsch Welle é um canal de televisão público que não tem sua programação exibida na Alemanha. O sistema de TV daqui é tema frutífero pra outro post. Mas é interessante pontuar aqui esse fato: a existência de um canal cuja programação é transmitida fora do país de origem. Reflete certa preocupação, já que se estabelece um canal exclusivo para produção de conteúdo para exportação. Os documentários foram feitos a partir de viagens realizadas entre a Terra do Fogo e Tijuana e mostram além das paisagens e cultura locais, a presença e a vida de imigrantes alemães nesse itinerário. Muito interessante.


O diretor Werner Schumann é curitibano, tem ascendência alemã e mora muitos anos na Europa, atuando no eixo Londres-Berlin. O filme "O coro" é sensível e profundo. Filmado em preto e branco, provoca reflexão diante da tragédia individual dos personagens. Tem sacadas ótimas e incomoda. Incomoda por conta da nudez e crueza da fragilidade humana. Nas grandes cidades, a dose excessiva de anonimato enclausura os sentimentos. Era Curitiba, mas poderia ser Nova Iorque, Londres, Paris ou Berlin. Meu sábado foi sensível e acolhedor, mesmo com os termômetros marcando 13 graus negativos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário