quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

"Frauenparkplatz" (estacionamento de mulheres)

Um dia desses fui no shopping com um amigo que tem carro. Na direção do elevador, observei cerca de 8 vagas de estacionamento reservadas às mulheres. Pensei comigo: "Mas porque vagas especialmente para mulheres??" Tom, sarcástico sempre, disse que era porque ali era mais fácil de estacionar. Claro que olhei torto (ele sabe que eu sou feminista), mas preferi me calar. Fato é que aquelas simples plaquinhas não me 'desceram'.


Na volta, observei que dentro da maioria dos carros tinha cadeirinha de bebê e ficavam bem perto do elevador ou da saída de emergência. Ou seja, é sempre mais cômodo pra quem vai fazer compras no shopping com as crias. Acho que a pulga atrás da minha orelha é por conta dessa ligação direta de mulher com maternidade. E me pergunto: tem como ser diferente? Não, claro que não. Mas aqui em Berlin já observei em mais de uma circunstância nas ruas, pais com seus filhos, sem a companhia das mães, cuidando, dando mamadeira, limpando baba e instruindo. Então, é bem possível que o pai saia com seus filhos de carro pra fazer compras no shopping. E da mesma forma que uma mulher mãe tem a comodidade de estacionar numa vaga mais próxima do elevador, o homem pai também deveria ter. Seria só mesmo uma questão do nome da plaquinha, talvez...
De qualquer forma, percebo que as mulheres alemãs têm privilégios aqui. Por exemplo, nas Stadt Bad, pelo menos na que eu vou em Neukölln, as mulheres têm um dia da semana para fazer sauna só com mulheres, enquanto que para os homens não, a sauna é sempre mista. Aliás, frequenta-se a sauna aqui nu, e esse assunto me remete a um post futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário