segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Gripe suína...

O tema gera debate. Na Alemanha instituiu-se dois tipos de vacina. Uma para os funcionários do Estado e servidores como bombeiros, médicos, enfermeiras, incluindo os políticos. Outra para o povão. Deu debate na mídia, claro... Imaginei isso no Brasil. Mas soube que lá o ministro da Saúde foi em rede nacional de TV, em alerta!! De longe, achei tudo um exageiro, principalmente depois que vi esse vídeo. E também porque as escolas e universidades públicas suspederam as aulas no Brasil.
Fala-se que aqui os próprios profissionais da saúde dizem que não vão tomar. Mas quem quiser, vai em algum posto de saúde da cidade e se vacina. Os efeitos colaterais existem. Minhas priminhas da Suiça ficaram indispostas. Eu decidi não tomar. Me protejo diariamente com 30 gostinhas de própolis de abelhas brasileiras. Assim que chego em casa lavo as mãos. Dentro do metrô procuro não tocar em nada: vou surfando com o corpo e espero sempre outro ser humano abrir a porta dos vagões antes de entrar ou sair de um. Como é inevitável com esse frio, o nariz e os olhos escorrem, então tenho lencinhos de papel sempre na bolsa. Quando alguém do meu lado tosse ou espirra, eu prendo a respiração, viro a cabeça pro outro lado ou me afasto de fininho. Sou prática. E não quero tomar a vacina. Acho que os que se contaminam que devem ficar em repouso e serem tratados. Não o contrário: obrigar que o cotidiano ou a vida das pessoas tome outro rumo. Penso no Brasil: onde as crianças afastadas das escolas ficaram se não na escola? Pensei em histeria coletiva. Minha mãe me disse que um dia  observou em Maringá que não tinha ninguém na rua. Duas viagens da agência de turismo dela foram canceladas. Eram pro Chile e Argentina: clientes ligavam diariamente desmarcando.
Em Berlin vi até agora apenas duas pessoas com a máscara cirúrgica. Aliás, soube que essas máscaras não dão tanta proteção assim. Mas eu estou em alerta e presto atenção na tempatura. Febre é o sinal!
Deixo essa imagem nostalgica, mostrando o que a temperatura é capaz de fazer com a paisagem...


Nenhum comentário:

Postar um comentário