segunda-feira, 15 de março de 2010

Central de caronas

A coisa funciona assim: a pessoa entra no site, preenche os campos desejados e o sistema localiza as pessoas que oferecem lugar no carro. Carona paga, digamos assim. Viajar de trem na Alemanha (e penso que pela Europa de modo geral) é caro. Existem promoções relâmpagos, mas isso depende de sorte ou coisa assim. Tem o ticket de final de semana que é bem barato, mas vale para 5 pessoas. Serve para estimular as famílias a viajarem nos trechos curtos. Foi no site do Mitfahrzentraler que eu e a Laurance encontramos o Xi Chang. Ele é chinês, estudante de engenharia ferroviária em Berlin e que tinha um ticket de final de semana para Munique, por 10 euros, valor que normalemente gira em torno de 110 euros. Consideramos um achado, apesar das 9 horas de viagem e das trocas de trem que fizemos. Mas tivemos alguns fatores negativos: tempestades de neve e acidentes fizeram nossa viagem durar 11 horas, entre atrasos, trechos percorridos com ônibus e caos. Eu fiz sanduíches, levei bombons e frutas. Considerando o exotismo que é viajar de trem pra mim, continuo achando que valeu a pena. Falamos da China, de religião sob o comunismo e desenvolvimento. Dividimos o alimento e dormimos. Sempre que tenho oportunidade de conversar com uma pessoa da China, falo com cautela, pois faço boicote aos produtos de lá e não posso falar assim abertamente com um chinês. A China pra mim é sinônimo de mistério. E a minha ânsia em saber, perguntar e questionar sobre o país, talvez coloque a pessoa tímida. Já tive uma situação assim na escola de línguas: assustei o cara que me cortou abruptamente. Penso que todo chinês que está fora da China, está, de alguma forma, envolvido com o sistema, bancado por ele ou algo parecido, dada à falta de liberdade. Há uns meses atrás encontraram chineses traficados para o norte do Brasil.  

Enfim, não é sobre a China que desejo escrever. É sobre o sistema de caronas que existe aqui. Lembro de uma tentativa de implantar o mesmo no Brasil, mas que não vingou. Conheço gente que viaja de Berlin pra Europa toda pelo Mitfahren. Tenho planos de visitar Dresden no próximo final de semana. Mas por enquanto tem um documento do word aberto em outra janela me esperando...

Um comentário:

  1. Ola.
    Viajar na europa é uma das maiores oportunidades que o estrangeiro tem.
    Voce esqueceu de citar o restourasnte universitário e suas infinitas oportunidades para viajar, creio também que existe descontos para estudante baseado na idade.
    Gostou de Munchem?
    Abraços

    ResponderExcluir