domingo, 14 de março de 2010

O castelo de Neuschwanstein

O castelo fica no estado da Baviera, no sul da Alemanha, próximo à fronteira com a Áustria. E é famoso por ter inspirado Walt Disney em Cinderela. O número de visitantes é imenso e notei que nas placas indicativas, ao lado do alemão, a informação é dada também em japonês. É notável mesmo a quantidade de turistas de olhos puxadinhos. Fiquei imaginando o "inferno" que é o lugar no verão, já que mesmo com neve o tumulto foi grande. Fui sozinha de trem de Munique até Füssen. Cerca de 2 horas apreciando paisagens frias, com montanhas e neve. Um ônibus leva os turistas à região dos castelos. Queria ter passeado por Füssen, uma cidadezinha super charmosa, mas não tive tempo. Do ônibus avistei muralhas antigas, que um dia protegeram a cidade, fundada durante o Império Romano. Na sua história recente, cediou um subcampo de concentração de Dachau.
A caminhada até o castelo foi intensa: montanha e frio. A riqueza do interior de Neuschwanstein é surpreendente. Ludwig II era o rei da Baviera quando assistiu a ópera de Richard Wagner, aliás, a quem nutriu especial admiração. Há uma sala do castelo com motivos inspirados em Tristão e Isolda. A proposta inicial era uma construção inspirada na Idade Média, revigorada pelo romantismo alemão do século XIX. A construção foi iniciada em fins dos anos 1860 e o rei pra lá mudou-se em 1884. Era um rei recluso e que sofreu por não encontrar equilíbrio em tempos de tantas guerras. Tinha problemas mentais e expressou toda a sua fantasia na construção desse castelo. Morreu em circunstâncias misteriosas em 1886. Meu sentimento é sempre de admiração quando visito esses lugares, a personificação do glamour do Antigo Regime. Foi assim em Versalhes e em Viena. Depois, pelo excesso, vem o terror. Fica mais fácil entender a Revolução Francesa, por exemplo.


2 comentários:

  1. Olá!
    Pois é, eu ainda não havia visitado o seu blog, mas adorei a sua visita ao meu. Chegou super tranquilo, com palavras calorosas, gosto disso! Daí passei aqui para visitar o seu por alguns motivos:
    1) Miss W, que a gente gosta em comum
    2) O fato de vc ser historiadora e eu ter despertado para isso ontem, momentos antes de vc me escrever, quando eu li uma entrevista na Isto é com uma historiadora que achei sensacional, Mary del Priori
    3) E pela coincidência de você me contar sobre o que estuda e eu ser egressa de uma escola só de meninas! Wow! hahahaha
    Voltarei mais vezes!
    Bjs e boa sorte ai!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog.Abração, também adoro a Alemanha.

    ResponderExcluir