domingo, 4 de abril de 2010

Onda Bio-vegana

Existe um selo estampado nos produtos levando a marca Bio. De batatas ao leite, tudo que leva o selo é mais caro nos supermercados. Por exemplo: uma caixa de leite normal, custa em média 48 centavos de euro. O que leva o selo Bio, custa 98 centavos. É que as vacas que produzem o leite bio, não são confinadas e comem ração livre de agrotóxicos. A cenoura, a salcinha, os ovos, o milho, o iogurte, a carne, enfim, os produtos bio são especiais. E tem mesmo uma onda na Alemanha de incentivo à comercialização desses produtos. Esses dias fui comprar cenouras e o pacote de um quilo, bio, era apenas 30 centavos mais cara. Por isso optei por elas. Já o leite, não me importo e compro sempre o mais barato. O gosto dos ovos bios, é diferente dos "normais". Usando esse adjetivo para os ovos, normais, penso na inversão de valores nessa troca mercadológica: o natural deveria ser mais barato. Mas aí tem o quesito durabilidade e tal. Os produtos com agrotóxicos resistem mais, isso é fato.
Então percebo cada dia que passa mais pessoas conhecidas que se dizem veganas: os vegetarianos radicais, já que não se alimentam de nada que tenha origem animal, como mel, leite, ovos e naturalmente carne. Receitas são comercializadas em revistas especializadas. A moda do "slow food" também têm adeptos em expansão. Um movimento contrário ao fast food, ou seja, a cozinha como um espaço de convivência e certa integração social, em que as pessoas curtem o prazer do ato de cozinhar, sem pressa ou pressão. E numa cidade como Berlin em que se vê manifesto por todos os cantos, essa área não poderia ficar de fora. Essa imagem da vaca na foto, estava posicionada dentro do vidro, no canto, onde fica o mapa da cidade, na estação de metrô aqui perto de casa. Fiquei imaginando as mil artimanhas da pessoa responsável por isso, já que o vidro estava intacto e tal. Talvez tenha sido o próprio funcionário do sistema de transporte o responsável pela fixação da caricatura. Enfim, especulações à parte, deixo o manifesto da vaca misteriosa, que diz, no inglês universal: "Foda-se: coma a si mesmo!"

3 comentários:

  1. bien por el blog!! checa esto de paso: http://www.youtube.com/watch?v=QzSq0AdvAbE

    saludos: Ernesto M

    ResponderExcluir
  2. Hallo Ernesto. Schön video, aber ich mag sehr Fleich...hehe... Bist du Ernesto, von LAI und freund von Cristina Luna?

    ResponderExcluir
  3. Sí, sí, el amigo de Cristina. Te decía que celebro el esfuerzo y la constancia para la escritura del blog, incluso con varios posts por semana.

    Sería interesante registrar las experiencias de otras comunidades de latinos diferentes a la brasilera. Hay, por ejemplo, una gran comunidad de chilenos, muchos exiliados durante la dictadura de Pinochet.

    Creo que el especial afecto por lo latino que hay en Berlín, merece ser registrado.

    saludos,

    Ernesto

    ResponderExcluir