quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Brasil na TV alemã

Eu estava lendo na sala quando fui chamada aos berros para ver a notícia da TV. Jornal das 19 horas, em canal público. Vi imagens terríveis de morro desabando, ruas que pareciam o mar e uma multidão de microfones ao redor do presidente Lula que deu uma explicação. Segundo a tradução da notícia, o presidente brasileiro pediu para o povo rezar. Entrevistaram um jovem senhor que (por acaso?) vestia uma camiseta de time de futebol com a marca Siemens estampada grande na frente, e ao lado, o símbolo da Adidas. Pelas corres, imaginei que fosse um botafoguense. Pensei no poder da edição e das imagens quando vi outra notícia sobre o desastre na China, onde uma mina de carvão desabou: a coisa foi noticiada uma semana depois e editada cautelosamente. Mas voltando à notícia sobre o Brasil,  na tradução da sua fala, o cara com a camisa de time de futebol, questionava a falta de infra-estrutura de uma cidade que cediará a Copa do Mundo de futebol em 4 anos. Somada às Olimpíadas, haja força pra suportar o peso nos ombros que esses dois eventos trarão pro país. Um país que o mundo quer ver acontecer...

Um comentário:

  1. Mórbido, mas verdade o que vou te dizer. Durante o plantão no IML, o diretor me disse que já pediu para aumentarem a capacidade de geladeiras, hoje de 250 corpos (podendo dobrar), para 500 (podendo dobrar), justamente em função da Copa do Mundo e Olimpíadas. As pessoas podem ficar chocadas com esse tipo de informação, mas até nisso o país tem que estar preparado.

    Foi triste ver quem perdeu TUDO ter que vir de Niterói e adjacências, porque o IML perto da casa deles não tem estrutura para receber tantos corpos - em função de uma calamidade, claro. Mas a calamidade não avisa nem onde e nem quando ela vai acontecer, não é?

    Fiquei pensando... Tanta gente pensando em tanta coisa e tem alguém pensando nisso (o diretor e a necessidade de deixar o lugar funcional).

    ResponderExcluir