terça-feira, 6 de abril de 2010

Sobre coisas úteis, mas supérfluas

Desde a primeira vez em que estive num supermercado de Berlin, notei a existência de produtos supérfluos. A quantidade de parafernalha de cozinha, por exemplo, beira o absurdo pra mim, que gosto de improviso e sou um tanto minimalista. Talvez esses utensílios sejam úteis no dia-a-dia, principalmente para quem passa muito tempo na cozinha, o que não é meu caso. Mas por outro lado, é preciso incentivar o consumo, e essa é a alma do capitalismo, não é mesmo? O uso específico de algumas coisas me faz rir. Vou exemplificar. Existe um produto feito única e exclusivamente para fazer um furo na casca do ovo, antes de ser levado na água para ser cozido. É de plástico, redondinho e com um movimento a pessoa faz o furo. O mesmo resultado pode ser alcançado com uma faca afiada. Aliás, nunca vi ninguém no Brasil furar a casca antes de cozinhar o ovo. E por falar em ovo, existe também uma máquina elétrica para cozinhar ovos, com a qual a pessoa pode escolher a consistência deles: moles ou duros. Num lugar em que é costume comer ovos no café da manhã, até que isso não é ruim, mas vejo como tralha, já que com uma caneca e água no fogão se chega no mesmo resultado. Outro exemplo é uma tampinha de plástico do tamanho da lata padrão de sardinha. Pra não dizer que é inútil, prefiro usar o conteúdo todo da lata ou talvez embrulhá-la num papel laminado. Posso estar sendo radical, mas pra quem vive sem forno e panela de pressão há mais de 4 anos, a vida vai ficando simples. Tem um amassador de batatas que é um trambolho e só serve pra isso. Mas tem a máquina de ferver água que agiliza bem quando se tem pressa.  Eu tirei uma foto bem sem vergonha do que pra mim foi o campeão de utilidade supérflua: um guardador de banana! Em várias cores e por apenas 1 euro e 99. Tudo bem que é fácil amassar uma banana quando transportada, mas existem tantas outras formas mais criativas para se proteger uma banana dentro da bolsa...!
 Esse é um produto que eu não queria ter em casa nem de graça...:)
  

Um comentário:

  1. hahahahahaha eu já tinha visto esse porta-bananas, mas eu não lembrava! E toda vez que vejo, me escangalho de rir. Você imagina só o tamanho que a cozinha tem que ter para guardar essas parafernalhas? Eu detesto a cozinha... Portanto, não compreendo a necessidade de nada disso. Mas imagino que uma loja assim deva ser como um closet da Barbie (ou Polly, para me fingir de vanguarda) para as pré-adolescentes! São as pecinhas do Playmobill pra gente grande. Será que tem o mesmo efeito? Uia!

    ResponderExcluir