terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Movimento do corpo e lavagem da alma

O prédio foi construído entre 1912 e 1914, inspirado internamente na arquitetura romana. A Stadtbad Neukölln é uma das 31 piscinas ou clubes de Berlin e funciona apenas no tempo do frio, entre setembro e abril. A opção para os moradores do bairro no resto do ano é a Columbia, um verdadeiro parque aquático, com trampolim e tobogã, mas que fica fechado no inverno, obviamente. Apesar de públicas, paga-se uma taxa de acesso para frequentar essas piscinas. Normalmente são 4 euros, mas em algumas, depois das 8 da noite, a entrada custa 2,50. Há também opção de sauna, que custa 14 euros na Stadbad Neukölln.

São 2 piscinas disponíveis e também têm salas com equipamentos de bronzeamento artificial. Durante 4 horas por semana, aos sábados, pratica-se o FKK, Freikörperkultur, algo como "cultura do corpo livre", o que seria o nosso naturismo. Nas praias também há placas indicando as áreas de naturismo. Normalmente as pessoas fazem sauna nuas, o que não é obrigatório.
Ir nadar pelos menos 3 vezes por semana é sublime pra mim. Como meu trabalho é de leitura e escrita, solitário e sedentário, as horas de maiô, óculos, protetor de ouvido e touca, são essenciais. E o movimento é incrivelmente delicioso: andar 3 quadras sob a neve caminhando com cuidado pra não escorregar, chegar no aconchego de um prédio quase centenário pra movimentar o esqueleto com braçadas na água sob temperatura de 28 graus. No último sábado foi legal, pois fiquei o dia todo em casa, de pijama trabalhando no computador. Quando chegou 8 da noite, fiz minha malinha de nadar, botei, por cima do pijama o casação de pele de carneiro que vai até os pés e fui, feliz e satisfeita pra piscina. No vestiário, coloca-se uma moeda de um euro no armário (que retorna pro usuário depois). Nele, tem um cabide especial, onde se coloca sapatos e roupas íntimas. Cabines individuais,  logo em frente ao armário e com espelho, são usadas pra se vestir, de modo que nínguém me viu de pijamas :)
A sala dos chuveiros é de uso coletivo e cada chuveiro libera água por um tempo específico, exigindo que vez ou outra a pessoa aperte o botão novamente. Racionalização do uso da água, claro: estou na Alemanha! Na mesma ala dos armários e cabines, têm máquinas de secar os cabelos: coloca-se uma moeda de 5 centavos e as rajadas de vento quente secam as madeixas por, talvez, um minuto e meio. Eu nunca precisei repetir a operação, mas a toca de lã e o gorro do casaco têm garantido que eu não pegue um resfriado.
Existe um prazer físico de movimentar o corpo quando o clima exige reclusão e encolhimento. Mas sinto um prazer maior por estar nadando numa piscina tão antiga. Cada vez que sento nos degraus de pedra, ou que observo os leões marinho soltando água pela boca, sou tocada por uma sensação indescritível. Lugar que me proporciona o movimento do corpo, mas também que me lava a alma: sou, assim, uma historiadora realizada =)



Um comentário:

  1. ,Caramba Isabela, minha querida professorinha! Que chique! muito lindo o lugar que você relaxa das mazelas mundanas.
    E o amor, como vai? Já casou com o alemão?
    Bom, tirando a horrível tragédia do Haiti , as bases americanas na Colombia, o governo Uribe matando muito sindicalista e o povo e o Lula enganando os trouxas da classe..... o resto está indo.... Beijos...vamos nos manter em contato. Adorei seu Blog. Esta na minha lista de leituras. Fui...beijos Stela

    ResponderExcluir