terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Lula em Berlin e o trem

Há exatamente um mês atrás o presidente Lula visitava a Alemanha. Foi também quando decidir começar a escrever no blog. Eu vi fotos da visita nos jornais e a notícia no noticiário noturno. Na entrevista coletiva ao lado de Angela Merkel notei o presidente um pouco nervoso e a chanceler alemã um pouco desconcertada, mas nada do que foi dito na matéria da TV deixou claro o que o Bom Dia Brasil da televisão brasileira chamou se 'saia justa'. Soube por aqui o porquê do desconforto e foi bom ver o ex-operário dando 'lição de moral' quando o assunto é arsenal nuclear. Na foto do jornalista Flávio Aguiar aparecem, além do presidente, da chefe da casa civil e do embaixador brasileiro na Alemanha, Guido Mantega, Henrique Meireles e Marco Aurélio Garcia. Deduzi que a visita não foi mera formalidade.


O governo alemão fretou um trem bala especialmente para a delegação brasileira e jornalistas, de Berlin a Hamburgo. E não foi por acaso. O intuito era iniciar as negociações sobre a compra e transferência de tecnologia ferroviária para o Brasil. A princípio um trem bala que ligue Rio-São Paulo- Campinas. E nesse ponto, tenho algumas considerações. Em certa ocasião, explicitei numa conversa, a quase inexistência de transporte de passageiros via trens no Brasil. A reação foi de espanto. A partir de então, todas as vezes que tenho a oportunidade de conversar com alguém que nunca foi ao Brasil, toco nesse assunto. Quase sempre meus interlocutores não acreditam. E é mesmo inacreditável, se pensarmos na dimensão do país. Posso dizer que é definitivamente vergonhoso a falta de transporte ferroviário digno no Brasil. E só me dei conta disso diante das reações dos alemães, afinal, aqui, a coisa funciona. As linhas ferroviárias cortam o país de ponta a ponta, passando pelos vilarejos, transportando gente e mercadorias. Em 1994 foi criada da Deutsch Bahn, empresa pública mas que concede trechos ao capital privado. A estação ferroviária de Berlin é nova, arejada, luxuosa e recentemte foi inaugurado um trecho do metrô até lá. Observar os horários de saída e chegada dos trens, nas telas gigantes da estação, é interessante. Por exemplo: 12:46, horários picadinhos que diante da pontualidade alemã, funcionam. Quando porventura há atraso, os autos-falantes se desculpam e os passageiros são imediatamente informados sobre o problema. É um transporte digno, enfim.
O primeiro trecho de linha férrea foi inaugurado em 1835, ligando Nürenberg à Fürth, ainda sob o Império Prussiano. No Brasil, cerca de 2 décadas depois, foi inaugurado o primeiro trecho, ligando a capital imperial à Petrópolis. A diferença de tempo é pouca, mesmo em se tratando do século XIX. Porém, hoje, há um verdadeiro abismo quando se compara os dois países. E isso pode ser explicado pela História. Minha mãe tem lembranças de viagens que ela fazia de trem nas férias: seu pai era funcionário da Cia Paulista de Estradas de Ferro, então a família toda viajava de trem pelo interior de São Paulo. Esse é um passado recente, enfim. Mas a falta de investimentos e modernização, o sucateamento e o lobby da indústria automobilística, principalmente a partir do governo JK, são fatores explicativos. Assisti um filme chamado Oiticica, que me sensibilizou tanto, pra não dizer que me desapontou (o youtube é mesmo incrível). Mas como eu gosto de ser otimista, penso que nunca é tarde para se iniciar investimentos pesados no transporte ferroviário no Brasil.
O braço direito do Lula foi quem apresentou a proposta no meio da viagem de trem bala, há um mês atrás. Deixo aqui o vídeo da entrevista: http://www.youtube.com/user/dilmarousseff#p/a/u/2/1k7N_GlaLbA

Nenhum comentário:

Postar um comentário