quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Um exército para o gelo

Há um mês eu estava no Brasil e quando sai de Berlin, a neve na sacada do meu apartamento passava dos 40 centímetros de altura. Cheguei aqui e a coisa não está diferente. Mesmo que não neve mais, o gelo que acumula, antes fofo feito raspadinha, vai se transformando em blocos, pedras duras mesmo. Nas regiões residenciais da cidade os moradores são os responsáveis pela limpeza da sua calçada. Cada família deve assim raspar o gelo, fazendo um caminho no chão em frente a sua casa. E se não fizer assim, pode ser punida com o pagamento de uma multa. Uma amiga que mora em sobrado passa dificuldades, já que sua máquina usada para esse fim quebrou. Como em frente ao meu prédio existem lojas, acredito que essa seja uma tarefa dos seus proprietários.
Hoje de manhã, à caminho da biblioteca, presenciei a cena abaixo: verdadeiro exército de homens cutucando o chão pra retirar com pás coloridas as pedras de água congelada. Estou há dois dias de volta à Berlin e ainda não nevou, mas a temperatura negativa mantém o congelamento. Assim, montes de gelo são feitos nos cantos das calçadas. Junto com as pedrinhas anti-derrapantes, dão às montanhas de gelo um aspecto de sujeira. A outra foto é da escadaria da Rathaus Neukölln, que teve parte tomada pelo gelo.


   Da estação do metro até meu destino, foram tantas as pequenas montanhas de neve observadas, que imaginei um intercâmbio entre Brasil e Alemanha: neve daqui nutrindo as nossas áridas terras nordestinas; gelo que viraria água pra regar o chão. Quanta imaginação a minha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário