terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Schloss Schönhausen

No final do ano passado vi esse cartaz estampado nos painéis de publicidade em várias estações de metrô de Berlin. Tratava-se da divulgação dos resultados do trabalho da fundação responsável pelos castelos prussianos, parques e jardins de Berlin e Brandenburg.

O Schloss Schönhausen, algo como castelo da casa bonita, na minha modesta e particular tradução, localiza-se onde era Berlin oriental e por isso recebeu visitas ilustres como Fidel Castro, Indira Gandhi e Gorbachev antes da queda do Muro. Entre 1949, quando foi fundada a RDA, e 1960, foi residência oficial do presidente da República Democrática Alemã. Construído originalmente em estilo barroco no século XVII, o palácio foi aberto pela primeira vez como museu em dezembro de 2009. A moradora mais ilustre foi a esposa de Frederico, o Grande, a rainha Elisabete Cristina que viveu lá até sua morte, em 1797.
Palácio de vida longa, foi parcialmente destruído e completamente abandonado no decorrer de sua existência. Depois da reunificação, seu destino foi debatido publicamente; foi alvo de intrigas e controvérsias por conta da especulação imobiliária. Mas num país em que as heranças da cultural material são levadas à sério, sua restauração e inauguração foi divulgada aos quatro ventos pelos meios de comunicação e publicitários. Certamente, uma vitória da própria História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário